Oiii meus weblovers favoritos, como vão passando? Prontos para mais um “reflitada” básica? Kkk. Sempre gosto de trazer um pensamento para a coluna, acredito estar assim contribuindo para uma literatura melhor produzida na internet. Portanto, não os vejo como mandamentos, lição de moral, “ataque”, ou qualquer definição que apenas uma mente pequena poderia dar, e sim, oferecer a mão, ou a ajuda, a jovens escritores dispostos a produzir coisas boas, mas que talvez por falta de experiência não tem tido recursos. Então se você é um desses sinta-se a vontade para usufruir de todo o conteúdo que lhe achar interessante e para partilhar suas informações também. É sempre bom aprender!
Masss sem mais delongas (ou explicações para os haters que não merecem meu tempo), vamos ao tema. Discuti anteriormente sobre a quarta parede. Sobre como este problema está afetando as boas histórias e apontei a causa para os autores que não escrevem para eles mesmos, mas para agradar os fãs. Por isso, quero perguntar hoje: pra quem você escreve?
Você tem absoluta certeza que todas as suas frases, cenas e ideias vem mesmo da sua vontade? Ou o que as pessoas querem ou esperam tem tomado parte essencial nos rumos da sua trama? Atualmente tenho visto muuitas webs que simplesmente mudam o enredo 360° apenas para agradar um pedido de um leitor. Transformando a narrativa, no fim, em uma bagunça de ações sem conectividade e conteúdo.
E não adianta vir com as desculpas: “ah, uma novela precisa de visualizações”, “eles são meus admiradores, tenho que agradá-los”, “não posso escrever para ninguém”. Todos estes motivos embora razoáveis buscam apenas fugir da verdadeira razão para a qual os escritores fazem isso: eles não estão escrevendo uma obra em que acreditam.
Quando realmente projetamos uma ideia que nos compraz e na qual expressamos nossas verdades, a opinião do outro pode ter o poder de prejudicar a imagem que temos dela, mas nunca de mudá-la por completo. Porém, o que vejo são histórias sem ideia alguma, feitas mesmo na base para serem modificadas com o andar da carruagem.
O problema não está apenas na mensagem inexistente, ou seja, o autor não ter nada a dizer, mas também, na necessidade por aprovação. Vivemos em uma sociedade cheia de vozes querendo chegar ao palco e poucas pessoas afim de prestar atenção. Então o que fazemos é nos colocarmos a mercê de seus desejos para ganhar a mesma. Como uma verdadeira barganha - Quantos não são os autores que dizem só continuar seus capítulos se atingirem certo número de comentários? – em que nenhum sai beneficiado.
Todavia, desde quando o que tal fulaninho pensa importa pra você? Quem disse que ele está certo? Ou que ele sabe como a SUA história deve ser? Sim, ele dá os likes. No entanto, porque você quer ter como fã alguém que nunca aceitaria algo feito por sua mente? Conseguem entender onde quero chegar? Infelizmente, não pensamos nisso quando estamos sedentos por alguém que nos ouça.
Neste dia então pode ser a oportunidade para enfim trazer esta verdade à tona. A você que realmente tem algo para passar e quer fazê-lo do seu modo. Não troque sua criatividade por likes e aprovações. Tenha em mente que mesmo se ninguém ler, o que vale a pena é ter algo seu realizado. E acredite, não tem nada mais prazeroso.
Pense em todos os que cederam as pressões e nunca conseguiram colocar suas idéias em um papel. Que orgulho eles tem agora de todos aqueles favoritos? Se foram, como vai tudo com o tempo. E o que resta é aquela pessoa, que pode ter sido a única que leu, mas que vai chegar e dizer: Eu amei a SUA história!
Então é isso gente, espero que tenham gostado da reflexão e que possa ter ajudado! Até a próxima! Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
- Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik
MUITO LEGAL!!
ReplyDelete