E aii meus amados weblovers?? Como anda a life de vocĂȘs?? Vai, me digam que durante os intervalos das postagens vocĂȘs morrem de saudades... Gente, como to animada com a coluna! E espero que estejam, assim como eu, aproveitando as dicas e lendo muitas webs bacanas! E hoje resolvi fazer algo diferente. E nĂŁo, nĂŁo vou ensinar alguĂ©m a escrever uma fic, e sim, fazer a crĂtica de alguĂ©m que se propĂŽs a fazĂȘ-lo. Isso mesmo. E nĂŁo somente para avaliar se os mĂ©todos dela sĂŁo de fato eficientes, como tambĂ©m para acrescentar no que eu vir ser necessĂĄrio. Vamos lĂĄ?
Primeiro quero começar parabenizando a autora, pois disponibilizar seu tempo para ajudar a outros, atitude muito incomum nos dias de hoje. E vi nela igualmente uma grande preocupação com a qualidade literĂĄria do site em que posta, coisa que me identifico muito. Portanto CLAP CLAP pessoal! Agora, devo dizer, achei algumas de suas dicas um pouco superficiais demais. E com isso quero dizer que ela passou a maior parte do tempo dizendo como e difĂcil escrever uma web (uma grande verdade), mas pouco deu atenção a dar modos tĂ©cnicos e realmente prĂĄticos que auxiliem alguĂ©m a criar uma. Detalhes como profundidade de personagens, enredo, clĂmax, diĂĄlogos, se nĂŁo tratados com rapidez, foram jogados completamente de lado.
Ao invĂ©s disso, ela dedicou quase seu livro todo a discorrer sobre a divulgação, que Ă© claro que Ă© importante, porĂ©m, nĂŁo constitui o cerne do que ela se propunha - ensinar como criar uma fanfic. As pontuaçÔes e erros gramaticais apesar de nĂŁo prejudicarem, existem. A narrativa raramente se segue ao que se propĂ”e. Dando a este artigo um ar de "feito sem ser pensado antes", ironia ao que a escritora pregava em seus capĂtulos. NĂŁo conseguindo, apĂłs lĂȘ-lo, visualizĂĄ-lo de fato, a promover uma boa ideia para o leitor de como realizar o que queria. Uma pena, a julgar pela boa intenção.
Enfim, é sempre louvåvel estender a mão, mesmo que esta não tenha sempre forças pra carregar alguém. Posso ver, uma menina com muito a aprender ainda, como todos nós, mas com um desejo imenso de evoluir, o que é raro hoje em dia. Pois, ao final, o que importa é isso. Ninguém pode afirmar saber de todas as coisas. Mas disso até o mais tolo sabe: "Aquele que se recusa a aprender, mesmo sendo o mais inteligente, o mais tolo é!".
E agora vamos para a parte que todos estavam esperando... Ta dĂŁ dĂŁ dĂŁaaa. As coisas em que discordo e concordo com o livro. Como todos sabem, eu jĂĄ escrevi um artigo sobre como escrever uma web novela e por esta razĂŁo achei interessante confrontar minha ideias com as dela para ver quais delas sĂŁo divergentes ou nĂŁo.
1. Criação da história.

2. Capa
Sobre capa e design, sem tirar nem por! Sou contra essa ideia de que nĂŁo se pode julgar o livro pela capa. Como o leitor vai se interessar em ler algo que nem o prĂłprio autor quis embelezar??
3. Sinopse

Por hoje Ă© sĂł gente, fiquem ligados semana que vem tem a segunda parte! Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna estĂĄ protegida pela lei nÂș 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mĂdia ou meio de comunicação para fins de crĂtica, estudo, ou polĂȘmica.
2. Este quadro nĂŁo tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diĂĄlogo em prol da qualidade literĂĄria.
0 comentĂĄrios