Olaa como andam as coisas meus queridos weblovers?? Tenho certeza que boas, assim como para mim! Ando me perguntando atualmente a razão de tantos autores recusarem-se a ouvir comentários construtivos, ao mesmo tempo que baixam gradativamente a qualidade de suas obras. Escrevem errado, criam histórias sem pé nem cabeça e quando apontados em sua falta de talento, defendem-se ofendidos a extremo dizendo-se donos das histórias, portanto podendo escrever como e sobre o que quiserem.
Acho engraçado essa dualidade dos escritores de tramas online: quando se trata de likes, favoritos, se dobram quase de joelhos aos leitores acatando qualquer opinião e dica. Já quando é apenas uma crítica, mostrando seus erros e falhas, agem com ignorância e se sentem "atacados". Isso porque, um comentário construtivo não serve para nada a quem apenas produz visando visualizações. É evidente então que não buscam melhorar-se para assim realizarem enredos bem elaborados que encantem o quem lê. Pra que? Isso não chama a atenção mesmo né, "vamos fazer mais uma briga da Claudinha com a Georgina em que as duas tiram o aplique uma da outra"...
Agora, desculpe-me a intromissão com esta perguntinha: porque você escreve? Pois não se trata apenas de se ter o que dizer e sim, do quanto você se sente chamado a fazer isso. Quando comecei a escrever, não foi como: "Ain, preciso de gente curtindo o que eu faço!". Simplesmente, ansiava por um modo de me expressar e encontrei neste o mais eficiente. E quando comecei percebi uma evidente facilidade. Não estou dizendo que você não pode evoluir, na verdade, é o oposto. Se você é um autor consciente de seus erros e dificuldades, mas disposto a ultrapassá-los todos, suspeita é de que você realmente nasceu para isso. No entanto, há aqueles que pouco dão a mínima para o que apresentam a quem os acompanha, deletando todos os comentários negativos os chamando de "haters". Me desculpe, mas, não consigo ver alguém assim como um exímio escritor.
O grande erro esta na ilusão bem difundida atualmente graças a era virtual: "todos podem escrever". Porem, só porque qualquer um pode escrever, não significa que todos sejam escritores. Vejam, há coisas na vida que podemos desenvolver e acredito, que as letras estejam entre uma delas. Mas também creio, que nascemos com certas habilidades pré concebidas em nós. Alguns para dança, canto, outros para pintura... Eu mesma sei que conseguiria tocar violão se quisesse, no entanto, levaria o dobro do esforço, pelo simples motivo: não possuo interesse nenhum. Acontece que parte do trabalho de aprimorar-se deve-se a motivação. Sem ela não conseguimos realizar quase nada em nossas vidas. E é bem difícil encontrá-la quando não temos nenhum gosto pelo o que fazemos.
E o que observamos são pessoas que claramente não possuem nenhum! Criam tramas porque todo mundo esta fazendo, para entrar em um grupo, para chamar atenção, e diversas razões que estão longe de apontar uma genuína vontade de entregar uma boa narrativa. Esquecem que a linguagem é uma arte como todas as outras. E portanto, deve ser bela e direcionada em seu estado final para o público deleitar-se. E a desculpa geralmente é a mesma: "não sou a melhor escritora do mundo", "escrevo do meu jeito", "ninguém é perfeito". Tudo balela, e bobos pensam enganar alguém. Bem, a mim muito menos! Não nasci ontem e sei quando uma pessoa está tentando se retirar de qualquer responsabilidade pelos seus erros.
Mas a verdade, querido autor, querendo você ouvir ou não, é que talvez, não seja sua praia. E nisso, não há defeito nenhum. Tenho certeza que em você existem vários outros talentos e dons, só me parece que a escrita não está em um deles!
Enfim, cabe a você mesmo se perguntar diante disto tudo, o porque de sua falta de vontade de aperfeiçoar-se e o que te leva a escrever. E seja sincero com você mesmo. Não haverá platéia pra te julgar, apenas você e sua consciência. Quem sabe, não encontre a verdadeira razão pela qual escrever se tornando um grande artista um dia? Ou pode ser também que descubra uma qualidade inteiramente nova e interessante em sua vida.
Todos recebemos porções divinas, com as quais Deus nos presenteou para embelezarmos o mundo, ao final então, só precisamos saber qual é a nossa. É impossível pintar sem a tinta, esculpir sem a pedra, nem dançar sem as pernas. Em outras palavras, não só é ingrato com o senhor, como também injusto com você exigir algo que você não nasceu para entregar, negando assim, seus reais talentos. Não tenha medo de fazer a busca, pois te garanto que no final valerá a pena. Achando no fim do caminho não apenas a tinta, e o quadro, como também a mais bela paisagem esperando para ser pintada.
Por hoje é só gente. Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
0 comentários