Boa tarde meus weblovers lacradores, e aí? Sambando bastante na cara das inimigas? Kkkk. Estou neste feeling todo gliteroso, pois ando refletindo sobre algo estes dias e quero trazer pra vocês. Durante as minhas perambulanças por este mundo weblístico, não pude deixar de notar uma tendência em muitas histórias: a necessidade de fazer a trama ser “um hino de novela”.
“Ah Érika, cê tá por fora, isso é gíria, todo mundo ta usando. O que tem de mais?”. Nada, a principio, querido leitor. Porém, isso cria um ambiente, em que tudo tem que ser um arraso, ou seja, cada cena, diálogo, ou estrofe é destinada a bombar e não necessariamente a dar continuidade a um enredo que tem um sentido e mensagem.
Não é de se espantar que isso gere acontecimentos na história absolutamente loucos, que já relatei em um outro artigo. Como a vilã que absolutamente do nada, mata uma mulher a tiros, na sala, causando um banho de sangue, sendo que na cena anterior, mostrava-se uma mãe preocupada, com as influências negativas sobre o filho! (???). Isso não aconteceria, se o autor não estivesse procurando abalar os leitores.
E assim, de loucura a loucura, os escritores continuam nessa tentativa de criar as situações mais “lacradoras”. Esquecendo que, um enredo é feito para contar algo, emocionar e fazer refletir, enquanto entretém com o que acontece. Portanto, as ações servem a mensagem e não o contrário. Mas vejo algo diferente quando os leitores procuram as tramas só para lerem cenas “que tiro foi esse, viado?” uma atrás da outra. Não é à toa a crescente de webs que falam sobre embates entre duas personagens. Dá muitos views a famosa “surra na vilã”, as frases "bafônicas" da antagonista, as cenas de sexo apelativas. Já as boas histórias, que buscam trazer algo a mais...
Enfim, este é um dos objetivos das minhas colunas também. Dar valor ao que realmente tem. Nada contra as webs que tenham cenas assim, não me entendam errado. O que critico é a falta de preocupação em contar uma boa narrativa.
Pois, podem ter certeza, tudo o que é feito apenas para parecer lindo, superficial, falso, com o tempo desgasta, enjoa. E o que sobrará sempre será o que foi feito com beleza. Com verdade.
Espero que os jovens escritores que estiverem lendo compreendam e possam fornecer o melhor deles, para nos encantar cada vez mais! Esta é minha esperança e missão aqui!
Então é isso gente. Espero que tenham curtido e continuam “pisando” por ai, haha! Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
0 comentários