Oii, meus weblovers queridos, tudo bem com vocês? Hoje, acordei reflexiva, então senta que lá vem reclamação kkk. Porém, não quero falar apenas de web novelas, mas, sim, de tudo o que rodeia a produção de narrativas. Sejam livros, filmes, novelas de TV, etc.
Vocês têm percebido alguma falta de bons conteúdos? “Ah, lá vem o discurso moralista!”. Não, não estou aqui para dizer que faltam famílias assim e assado, que não pode ter beijo deste ou aquele, mas sim, pra perguntar: “O que trazem para nós as coisas que vemos ultimamente?”. Podem observar, veja uma novela, por exemplo, das nove e se faça a indagação. “o que levo pra minha vida a partir disso?”. Não estou dizendo que devemos buscar na ficção ideologias para nós. Mas é inegável, seu impacto no nosso dia a dia. Bordões, modas, gestos e hábitos são constantemente tirados da mídia.
Mas o que vemos nela afinal? Adultério, relações vazias e superficiais... Quando foi a ultima vez que nós suspiramos com aquele romance arrebatador? Que nos faz sonhar com um amor daquele jeito? Que desejamos a morte da vilã, e não imitamos suas falas e glorificamos suas ações? Vejo isso por toda a parte. Antagonistas virando as estrelas das histórias, enquanto os mocinhos, meros objetos de fundo.
E prova dessa influência é que quando olhamos para as tramas amadoras, de pessoas como eu e você, vemos o mesmo padrão! Tudo é feito para escandalizar, para apelar para sexo e cenas “lacradoras”, porém não se preocupam em encantar o leitor, em lhes passar algo de profundo. Não há mais a busca pela beleza, pela mensagem, tudo é vazio de significado. E quando desligamos a TV, percebemos que não tiramos nada de bom dali.
Podem defender-se dizendo ser apenas entretenimento. Algo feito mesmo para ser superficial. Porque ignoram que a escrita, como toda forma de expressão, é uma arte! E como toda arte, foi feita para exaltar o belo. Já passou por uma rua feia, com pichações, e muros caídos? O que sentiu? Tristeza, não é mesmo? A sensação de que somos como aqueles concretos: cinza e sem vida. Enquanto que, ao passar, por uma bela paisagem, com verde e colorida, sentimos alegria, paz e a certeza de que podemos ser melhores. Assim, você pode elevar ou rebaixar o espírito de alguém apenas com o traçar de sua narrativa. Poderoso, não acham?
Por isso caro web escritor, peço que reflita: o que a pessoa que irá ler, sentirá, ou trará do que escrevo? Estou contribuindo para fomentar bons pensamentos e ações?
E nisto, não há nada de moralista. Há de inteligência. De saber, que o mundo deve muito ao que é bom, a beleza e que só chegamos aqui pelas mentes dos que não pensaram em “lacrar” ou “enfeiar”. Mas pelo os que pensaram em construir e nos encantar! E tenho fé, de que será um deles!
E aí, comentam o que acharam! Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
0 comentários