Tão importante como quem eles são, o que desejam e fazer isso ter sentido com as suas ações, e o carisma junto ao público. E isso não tem nada haver com piadas, sorrisos. Isso pode até se tornar irritante muitas vezes (Flash do Liga da Justiça, COF COF!). Vocês podem não acreditar, mas uma pessoa triste e depressiva pode ser muito apelativa ao telespectador! Se lembram do Edward Mãos de Tesoura? Ele não fazia palhaçadas, nem sequer falava direito! E conquistou nossos corações de um jeito avassalador! Isso devido a suas dores e seu amor intenso pela mocinha que fez com que nos compadecêssemos e desejássemos sua vitória. E esse é o segredo. Elaborar personagens pelas os quais o leitor torça. Não necessariamente, em um bom modo. Como no caso das vilãs famosas brasileiras. Todos querem sua morte, no entanto, é inegável o impacto que elas tem no público!
Não se pode esquecer também que a elaboração das personalidade anda de mãos dadas com o gênero da trama. Por exemplo, é um conto de terror? Então você precisará de um vilão aterrorizante, certo? Não dá pra simplesmente colocar a porquinha Peppa lá e esperar que cause o efeito! E você pode até dar doses de comédia nos protagonistas em seu romance, mas confie, as cenas de amor não vão encantar do mesmo jeito com o Jim Carrey fazendo aquelas caretas dele kkk.
Tá legal, você já tem tudo! Sabe quem sua personagem é, o que acredita, suas ações estão concordantes com o gênero e seus atos... É partir pro abraço, né? Calma apressadinho! Ainda falta algo, que muitos podem julgar não tão importante, todavia que pode ser o diferencial para sua web: fazer com que quem leia se identifique com seu protagonista. Tá aí uma das fórmulas mais conhecidas para agarrar a simpatia do telespectador e usada com sucesso em muitas produções.
Se lembram de Crepúsculo e Cinquenta Tons de Cinza? Mesmo sendo encartes terríveis, souberam fazer muito bom uso deste truque. Repararam em Anastasia? Em como era sem jeito, sem graça e sem sal? Pois é, traço de propósito, para poder fazê-la encaixar no perfil descritivo das meninas que leem, que passando por períodos transitórios como a adolescência ou no caso das mulheres maduras, a crise dos 40, não veem em si atrativos capazes de atrair um homem. Acompanhando a saga destas "heroínas" que mesmo não possuindo atributos conquistaram o tão sonhado por nós, casamento dos sonhos, então, são impelidas inconscientemente a torceram pela moça.
Não digo para seguirem o mesmo perfil destas histórias, que apagaram tanto a psique das principais para encaixarem em todas as pessoas, que tornaram-nas insossas e sem expressão, mas que prestar atenção no leitor poderá lhe ajudar a conquistar seus respectivos corações. Quem é o seu público? Jovens, maduros, góticos?? Tenha em suas personas as indagações, preocupações e interesses comuns a estes grupos e será inevitável o carisma deles.
Mas isso fica a critério de cada escritor. O importante mesmo é incorporar em nossos mocinhos e vilões os sonhos, alegrias e sofrimentos humanos que falam com todos nós. Assim, tenho certeza, que sua novela se tornará muito mais rica, interessante e emocionante. E veremos muito menos enredos completamente fora do normal. Embora, a existência deles seja crucial para nossa diversão. Nesse caso, agradeço pelos haters que se recusam a aprender e continuam com suas idiotices kkkk. Mas, brincadeiras à parte, espero que este artigo tenha sido de utilidade pra você meu webescritor. Já estou animada para ler tua história, sei que ficará incrível!
E por hoje é só gente, beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
0 comentários