Meus webloverss como andam?? Espero que oteemos!! Bem, com certeza melhores que muitas pessoas por aí! Gente, alguém aí viu o micão da Mirian Leitão no Globo News esta semana? Sério, o que foi aquilo?? E não comento apenas por ter haver com o artigo de hoje, mas também porque não consegui parar de rir até agora kkk. Isso demonstra o quanto a falta de preparo pode nos fazer passar os maiores vexames do mundo. Imagino agora o que ela falará para quem a criticar. E se caso ela achar difícil eu aconselharia se inspirar nos nossos escritores de webs, pois não existe melhores que eles na hora de enrolar alguém ou se defender ofendido quando apontados no erro. E é aí que pensando nisso resolvi fazer uma pequena série, dedicada a desbancar todas essas balelas de uma vez! Vamos lá?
"Escrevo do meu jeito!" - Ah, como eu vejo isso com frequência, inclusive dito a mim por uma autora certo dia. E esta desculpa tem várias utilidades meus caros, pode ser aplicada para escrever errado, para a falta de sentido total da história ou até quando a trama toda é uma porcaria visível! E o pior é que muitos caem nesta mentira por um erro muito comum: confundir isso com humildade. Todos sabemos que esta é uma qualidade admirável e quando em falta, nos tornamos seres humanos arrogantes e prepotentes. E estando de acordo nisso, me digam então o que vocês acreditam ser mais nobre: aceitar a crítica que claramente está certa e aprender com seus erros para se tornar um escritor melhor ooou rejeitar todos os comentários negativos e recusar-se a admitir qualquer defeito? Me parece óbvio então que nossa visão sobre a modéstia é que está errada.
Outro equívoco é confundir igualmente erros e defeitos desastrosos com originalidade! A novela não tem uma linha que faça sentido e a autora me vem dizendo que este é seu modo "único" de escrever, ah por favor, seu jeito minha querida é jeito nenhum, isso sim! Somos amadores, certo? Acho que concordamos todos aqui que ainda não somos profissionais publicados, não é mesmo? No entanto o que vejo é um bando de adolescentes pretensiosos negando o aprendizado e agindo como excelentíssimos autores. Não buscam pesquisar regras básicas de ortografia, de estrutura de texto, não leem os clássicos, sequer acho que pegam no almanaque do Mônica e já querem lançar moda, olha só kkkk (Ai meu pai, eu mereço).
O importante é entender que não há simplesmente pressão nenhuma para sermos originais, pelo contrário, como um grande filósofo uma vez disse, é na imitação admirada que temos dos grandes autores, analisando as estruturas que utilizam, as técnicas empregadas, que conseguimos evoluir nossa escrita. E depois de um tempo, com muito esforço, passamos a desenvolver nosso próprio modo de expressão.
Acredito que toda essa baboseira de "escrevo do meu jeito" é usada para mascarar o verdadeiro cerne da questão: você não sabe escrever! Ui, pesado, não? Mas não se preocupe, ao invés de isso parecer o fim pra você pode ser o começo, pois é quando admitimos o problema que ele pode ser solucionado. Busque se inspirar nas obras que você gosta, se não sabe como é uma palavra busque em um site, está tudo em nossas mãos! Não deixe a preguiça e a arrogância te impedirem de fazer grandes tramas. Assim como você cometi (e ainda cometo kkkk) muitos erros, porém, está no querer evoluir a verdadeira chave de tudo!
Enfim gente, é isso. Espero que tenha sido útil pra vocês! Não quero ouvir mais estas desculpas e anseio que ao fim desta série elas sejam inexistentes em minha vida (quem dera isso fosse possível kkkk). Mass já vai bastar pra deixar claro que não caio nelas mesmo! E vamos em frente, meus weblovers, até a próxima! Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
0 comentários