ADOROWEB AWARDS 2020: MELHOR PROTAGONISTA



Enganam-se os que pensam que uma história é sempre contada com imparcialidade. E a prova disso, está na existência do protagonista. Sim, pois, o que vemos, não é nunca a realidade objetiva, mas o mundo como ele o enxerga. Será que Hogwarts seria tão assustadora? Ou eram as inseguranças de um menino órfão que a fizeram parecer assim?
E isto é, no fim, o que faz um bom protagonista. Um mundo interior cheio de complexidades que enxergam o mundo com suas cores únicas. Afinal, as histórias sempre se repetem, o que muda é apenas quem as conta.

E sem mais delongas, aqui estão os protagonistas que destacaram-se no adoroweb este ano:
Mateus – Destino
Atormentado por duras lembranças da morte do pai, Mateus decide vingar-se do homem que o matou. E a maneira que faz isso, é casando-se com Lívia, filha do assassino, e vítima nessa teia de ódio. Sim, trata-se de um anti-herói, porém, o que cativa nesse personagem é justamente o constante conflito dentro de si, entre seus bons sentimentos, provindos de uma boa educação e seu desejo de vingança.
Nilo – Anti-herói
Ao contrário do que poderiam pensar, o que cativa neste protagonista, não são os atos de heroísmo que pratica, mas sim, o conflito interior que carrega em si. Nilo não sabe quem é. O herói que muitos aclamam ou o bandido mascarado a que seus inimigos lhe atribuem. Dá-se inicio então, uma série de acontecimentos que colocarão suas incertezas a prova, mas o levarão a descobrir-se a si mesmo.
Ruth – A promessa

Ruth é destemida, ao passo que possui uma ingenuidade infantil; muitas vezes fria, mas em outras, demonstrando um amor quase inacreditável. E é nessa complexidade que se encontra seu enorme carisma. Não é a toa que essa mocinha foi a responsável pelas melhores cenas na história. Sacerdotisa de deuses pagãos, ela decide abandonar sua antiga vida para converter-se ao Deus do povo hebreu. Porém, o tempo mostrará que esta escolha não terá consequências fáceis.

E quem será o melhor protagonista adoroweb 2020?

Não tem como negar a grandeza da história de Mateus. Ele começa como um homem cheio de rancores, marcado pela vida, porém, a medida que a história progride, seus sentimentos passam a conflitar-se, seu ódio é posto a prova, culminando em um ato de sacrifício tremendo, que o transforma ao final, em um herói. A autora soube desenhar muito bem esse desenvolvimento, fazendo o leitor acompanhar passo a passo essa conversão, torcendo para que o mesmo se redimisse. A prova de seu carisma é tamanha que ele foi, de fato, o responsável por salvar toda a sua trama, de escrita ainda infantil. 




 
______________________
Notas 
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Direito de Imagem (Rating)

Designed by starline / Freepik
0 comentários