A literatura é uma arte, sem dúvida; é preciso estudo, prática, talento. No entanto, sua origem está entre as mais simples. Ela começou com um desejo, extremamente humano: o de contar uma história cujo o ouvinte queira saber o final. E digo-lhes, desde o escritor mais excelso ao mais amador, este é, no fundo, o desejo que carregam em si. E o meio pelo qual conseguimos isso se chama enredo. O dom, não somente de ter uma boa ideia, mas de conduzi-la sem perder o encanto até o seu desfecho. Por isso, ainda que uma história tenha todos os elementos técnicos bem feitos, se ela não souber levar o leitor, ela já falhou.
E com isso, vamos conhecer os indicados para “melhor enredo” do ADOROWEB AWARDS 2019?
Anti-herói
Esta história é de longe a mais bem feita do ponto de vista técnico deste ano. Contando a história de Nilo, tido como herói em sua cidade, a trama gira em torno da eterna busca do protagonista por afirmação. Ela quase nunca perde o foco, entregando um bom ritmo mesclado com boas cenas de ação e diálogos cheios de adrenalina.
Em costas negras
A sinopse é simples, se trata do amor proibido entre uma escrava, Luzia, e o dono da fazenda, Ernesto, porém, seu ritmo e entrelaçamento de ações é tão bem feito que dispensam qualquer complexidade. Acontecimentos de peso dramático e revelações agitam o enredo, adicionado também aos conflitos entre os personagens, muitos, envolvendo Núbia, uma das melhores antagonistas já vista em webs.
Destino
Quebrando a ordem normalmente esperada, “Destino” aposta em um protagonista quase vilão, movimento ousado, mas que é bem amparado pela esperteza da autora. A narrativa acerta ao focar no mocinho, maior ponto de carisma da trama, e sua transformação progressiva em um herói. No final, culminando em um belíssimo clímax.
E o vencedor do troféu de melhor enredo adoroweb awards 2020 é...
Apesar do peso dramático e carisma não ser tão cativante quanto as outras duas da categoria, “Anti-herói” se destaca em termos de enredo, pois, diferente de outras obras, nesta, é possível sentir todas as suas subtramas movimentando-se em sua narrativa, algo dificílimo de fazer e que só demonstra o enorme talento da autora. Ela também soube usar muito bem seus personagens para adicionarem ao clima da história, nunca perdendo o foco em seu mocinho em crise.
Por isso, quero dar meus parabéns a escritora e entregar seu merecido prêmio!


______________________
Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik
0 comentários