A boa arte, é a junção perfeita de forma e conteúdo. Isso significa que, mesmo que uma obra tenha a melhor técnica, de nada ela servirá, se não alcançar o coração do leitor, afinal, as ferramentas de que nos utilizamos em literatura servem para que consigamos o objetivo de marcar o leitor com nossas palavras. Por outro lado, no entanto, uma trama que valoriza demais a emoção, acaba por esquecer-se do caminho para fazer isso com sucesso, transformando sua narrativa em apenas um amontoado de lágrimas histérico.
A melhor história, portanto, é aquela que usa a técnica para levar à emoção.
E vamos conhecer agora os três grandes classificados para o prêmio melhor web novela adoroweb 2020:
Anti-herói
De escrita ágil e com um bom ritmo, a obra de Cristina Ravela, mostra uma técnica bem acima do que se tem visto ultimamente no meio weblístico. Contando a história de um herói confuso com sua identidade, a série acerta no enredo bem focado, na complexidade de seus personagens e na ambientação bem realizada. As cenas de ação igualmente são muito bem feitas.
Destino
Uma novela de um apelo dramático muito forte, “Destino” sabe mexer com as emoções do leitor ao apostar na história de transformação de um antagonista em herói. Progressão muito bem realizada, fazendo com que a audiência se envolvesse com a história do mocinho e torcesse pela sua salvação; o que não acontece, entregando, no entanto, em seu belíssimo final, um impressionante clímax. Realmente, uma das melhores sagas de personagem já vista.
O preço da vida
É incrível o carisma dos personagens nesta história. Eles sabem fazer-se presentes com seus conflitos e sofrimentos internos. Tiago sacrifica-se pelo filho, porém, após anos, as marcas desse ato, ainda lhe perseguem. Com um bom ritmo e agilidade de enredo, então, a audiência acompanha as angústias desse mocinho, sendo levados a um final de dramaticidade tremenda, impossível de não emocionar.
Mas vamos ao momento tão esperado: qual será a obra que merecerá o prêmio melhor web novela adoroweb 2020?
De fato, a três obras possuem pontos fortíssimos que as diferenciam, tornando a escolha dificílima, mas não quando se olha mais a fundo. Acontece que, apesar de Destino não possuir a agilidade de “Preço da vida” e a técnica de “anti-herói”, ela tem algo que a destaca fortemente, e que um amante da boa história pode detectar a quilômetros: Verdade. Seu texto parece fluir do coração da autora direto para a de seu público, pois é feito com a simplicidade que se encontra em um bom escritor, aquele que procura dentro de si sua história, razão pela qual é impossível comparar sua obra com qualquer coisa já vista.
A história é de longe a mais carismática e prende o leitor com suas emoções marcantes, chegando a seu desfecho de forma triunfal, um dos melhores capítulos já vistos aqui. E que ganha este troféu merecidamente!
Fica meus desejo a Luciane de que procure a evolução técnica, mas que não perca o que ela já tem, afinal, técnica todos nós podemos alcançar, mas sem o coração, ela se torna inútil.


______________________
Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik
0 comentários