ADOROWEB AWARDS 2020: MELHOR AUTOR



“Escreva algo que vale a pena ser lido, ou faço algo do qual vale a pena ser escrito”, esta frase, dita por Benjamin Franklin, revela muito sobre a diferença essencial entre escrita e literatura. A escrita, sendo a ferramenta de expressão pela qual damos vasão a pensamentos, nos comunicamos... A literatura, por sua vez, carrega a importância, a gravidade daquilo que está sendo transmitido. Não é, portanto, apenas um frio transferir de informações, mas um provocador de sentimentos, transformador de caráteres e até de civilizações inteiras!

O problema é que hoje confundisse muito o ato de escrever com o de ser escritor. E não pensem que o verdadeiro escritor é aquele que é perfeito, conhecedor de todas as técnicas, não; mas aquele que demonstra a mesma gravidade e preocupação da qual a literatura é feita. Aquele para o qual a frase de Benjamim torna-se uma sentença sem escapatória: “ou escreve uma boa obra, ou faz uma boa obra sobre a qual as pessoas escreverão no futuro”. 

E quais serão verdadeiros autores indicados para o grande prêmio melhor autor adoroweb 2020?

Cristina Ravela – Gato Preto e Anti-herói
2016
2017





De todos, é a autora que demonstra a maior técnica, porém, mais do que isso, a habilidade de dominá-la: ela sabe usar as ambientações, movimentar o enredo e seus conflitos. Revela também uma confiança e foco incríveis, nunca perdendo de vista o tema proposto. Outro fato impressionante, é a sua grande evolução em relação a “Gato preto” e “Anti-herói” em que, ela pôde melhorar em literalmente todos os pontos em que errara na série anterior.

A confiança, é o seu melhor ponto.

Airton Guides –  “O preço da vida” e “Em costas negras”
2016
2017






O drama parece ser a aposta deste autor, embora, bastante carregado em “o preço da vida”, ele acerta a mão sabiamente em “Em costas negras”, trazendo personagens com um tom realístico impressionante, mesmo quando os temas possuem um romantismo idealizado. E este é o equilíbrio perfeito deste escritor: o dom de trazer temas que nos emocionem e nos remetem ao que é belo e puro, mas de uma maneira que nos faz acreditar. Ele também é responsável pela melhor criação de personagem já vistas no adoroweb, com a sua vilã Núbia.

Sua verdadeira força é o coração.

Luciane Leitão – “Destino” e “O mundinho shopping shopping”.
2018
2019






Dos três, a mais carismática, Luciane prefere os temas de conflitos humanos em que, fortes sentimentos são colocados à prova pelas situações da vida. Sua performance em “Destino” é impressionante, trazendo a progressão muito bem desenhada do antagonista vingativo que morre um herói, o melhor desenvolvimento de um personagem já visto aqui. Ela também carrega o dom da originalidade, é impossível ler o seu texto e não imaginar estar sendo levado a um lugar novo, embora, em sua segunda novela, ela tenha perdido isso de vista, apostando em um enredo vazio que não caminhava para lugar nenhum.

Sua melhor característica é a sua verdade.

E quem será o vencedor do prêmio melhor autor adoroweb 2020?
Não há como negar que Cristina está a um passo a frente da maioria dos autores de web, mas não somente pelo texto claramente mais maduro e desenvolvido, mas por saber aliar sua técnica com uma boa história. Ela é o exemplo perfeito do escritor que sabe da sua capacidade, e quer trazer o melhor para seu público, algo raro nesse meio e que merece ser louvado. Por isso, é com muita admiração que entrego este prêmio como um sinal de excelentes trabalhos futuros e deixo o pedido para que nunca desista, mas que continue se aprimorando, pois com certeza, está para nascer uma perfeita roteirista de cinema!
Menção honrosa: melhor evolução

Megan Clarcke – “O sexto sentido” e “O reflexo do mal”

É notável a evolução nos textos desta autora. Em “sexto sentido, as tramas eram muitas e pobremente desenvolvidas; os personagens sofriam de falta de introdução e carisma, e todo o enredo perdeu-se em uma bagunça sem foco. Em “O reflexo do mal”, porém, Megan centrou-se em uma trama central chamativa que se desenvolveu até o fim da trama, criando também personagens complexos e cheios de carisma. A narrativa amadureceu muito, junto ao tom realístico.

Assim, quero deixar minha menção honrosa a esta talentosa escritora. 







 
______________________
Notas 

1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Direito de Imagem (Rating)

Designed by starline / Freepik

0 comentários