PENSANDO ALTO - DARK ROMANCES: UM APELO IRRESISTÍVEL! (+ 18)

  



Mas o que mais me chamou a atenção em todas as análises, ironicamente deixado de lado por todos os que falaram sobre o assunto, mas que pra mim indica um ponto extremamente visceral para a causa do problema é o elemento de infantilidade que pude perceber na maioria das histórias: assim que se apaixona pelo mocinho/vilão a mulher, antes independente, que vivia sua própria vida, passa a viver exclusivamente para o homem, sem desejos ou decisões próprias, em troca ela é cercada de amor, luxo e proteção. Esse é o caminho final e objetivo de todas essas histórias.

Imagine isso, uma adolescente incerta sobre sua aparência, amedrontada pelo mundo que se mostra tão grande e competitivo encontra um homem forte e intenso que a ama acima de tudo e está disposto a morrer, a matar por ela e a lhe dar o melhor prazer que já imaginou. Ou a mulher cansada, chegando do trabalho para descontar o estresse e frustrações na comida junk e naquele livro romântico que a permite experienciar a estabilidade financeira e emocional. Ao fim de tudo, o diagnóstico problemático dessa situação é este: A geração de mulheres nunca antes tão empoderada, está correndo para debaixo da cama das fantasias para escapar da vida adulta.




Isso porque nunca antes esteve mais cansada e ansiosa. Temos medo. Medo de não termos sucesso, medo de termos sucesso mas não o sucesso perfeito, o sucesso das Vírginias, da felicidade feita sob medida, o marido perfeito, os filhos, a casa; Algo está sempre faltando, trabalhamos mas não temos “aquela barriga”, ele é bom mas não é “o namorado dos sonhos”, disputamos com miragens, com filtros, correndo atrás de produtos em um consumismo desenfreado, se eu tiver aquela cortinas, aquele body splash... Atrás de procedimentos estéticos, angustiadas com a ação do tempo que já ameaça as rugas, a determinação do seu fracasso como mulher!

O apelo é irresistível, mergulhar em um mundo em que somos tudo, ao menos para um homem, mesmo com nossas rugas, nossas estrias e cansaço. Um mundo em que não precisamos correr para alcançar, pois seremos alcançadas e tudo o que precisamos fazer é vencer os obstáculos com nosso amor maternal para recebermos a presente da auto validação enterna!


Assim, fica claro, enquanto não entendermos o que se passa em nossa geração, críticas, discursos sob abuso não irão curar o problema, precisamos consertar o que está quebrado, buscar em nós mesmas a resposta para nossa insatisfação.


A princesa que antes vivia na torre viu que o caminho é demais pedregoso e voltou para esperar pelo príncipe.





Notas 

1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.

Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik





0 comentários