Meus weblovers, como vão? Espero que bem. Eu estou ótima! “Érika, que raio de pergunta é essa no título??” kkk. Pois é, meus queridos leitores, se eu a fizesse para muitos autores de web, eles teriam a mesma reação, porém não pelo mesmo motivo.
Acontece que hoje tenho reparado a falta de profundidade nas histórias apresentadas. E com isso quero dizer, que você simplesmente sai delas sem ter aprendido, refletido ou sequer pensado em coisa alguma. Como se fossem uma sucessão de cenas e
acontecimentos que no fim não querem dizer nada.
“Ah, peraí Érika, eu sempre achei que uma narrativa fosse coisas legais acontecendo uma atrás da outra, certo?”. Pois é, e muitas pessoas pensam da mesma forma. E isso explico em outro artigo que fiz (como escrever uma web, parte 1 e 2). Se sua história, for apenas uma ação depois da outra, o que a diferenciará das outras?
Por exemplo, você quer escrever um romance. Ok, então no enredo teremos duas pessoas que irão se encontrar, entenderem-se, aí vem o primeiro beijo, essas coisas e o final feliz, certo? Tudo bem, no entanto, encontramos isso em todas as outras! “Ué, e agora?”. É ai que entra a mensagem!
E muitos podem estar se perguntando. “Mas e se eu não tiver nenhuma?”. Então tenho que te dizer, todos tem uma! Ela nada mais é do que a visão que você tem da vida, do amor, e as coisas em que acredita e que nunca serão como as das outras pessoas, pois somos seres únicos. Como você vê a espiritualidade, as relações, Deus e o mundo, definem você e também irão definir e dar cara a história. O leitor se verá diante de algo original e com personalidade.
“Ta bem, eu reconheço que tenho meus próprios princípios e crenças, mas como eu coloco isso na trama?”. Compreendo, ninguém quer parecer um pregador, compartilhando a palavra, né? O texto fica chato e educacional, enfim, um porre!
Uma dica que dou é refletir isso nos personagens. O que você acredita como sendo bom e louvável, como sendo característica dos mocinhos da trama e o contrário também. Não significa que eles não terão mais camadas, mas que sua mensagem estará em algumas delas. Outra é sempre pensar no que você quer passar para os leitores. Então, sempre se pergunte: “O que eu gostaria de trazer para quem está lendo?”. E aí reside o segredo de tudo!
Não vou negar que isso requererá um pouco de esforço da parte de vocês meus caros webescritores, porém valerá muito à pena, podem confiar, pois nada é melhor que ter uma história que reflete quem nós somos! Desejo então, boa sorte a vocês e espero que tenham gostado das dicas!
Por hoje é só gente, beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
0 comentários