ADOROWEB - HOLOFOTES: E COMO ELA É A PIOR NOVELA QUE JÁ LI!


Weblovers, antes de começarmos, quero pedir para que todos façam um minuto de silêncio. E não, não se trata das vítimas do corona vírus, ou de nenhum desastre natural, mas do triste falecimento, da última gota de sanidade que eu ainda mantinha! Sim, desde o começo desta coluna, houveram histórias ruins, loucas até, excruciantemente ridículas, mas hoje, afirmo a vocês que, nada, NADA, se compara a tamanha CATÁSTROFE desta novela, que consegue fazer “Linha da vida” parecer animado!
Autor(a): Thiago Figueroa e
David Campbello
Ano: 2019

Isso mesmo! Lembram-se de “Linha da vida”, que levou o troféu tomate pior enredo 2020? Pois é, isso porque eu pensava que nada poderia ser pior que um enredo em que absolutamente nada acontece. Mas, ainda haviam personagens, sentimentos, tristezas, dramas, etc. Agora, imaginem uma trama em que além de não acontecer nada, não há dramas, não há sentimentos, não há conflitos, enfim, em que o nada não é uma consequência de falta de ação, mas a realidade concreta e imutável da história em si?

Pois é...

Eis a trama: Rita quer voltar ao topo. Rita consegue. Isso, sem qualquer, “mas” ou, “porém”. Nós apenas somos introduzidos ao seu desejo e o vemos ser realizado, num passe de mágica, logo no começo, e todo o resto da história então é somente ela reagindo a tudo o que a cerca! Não há qualquer sentimento interno que a impeça também, aliás, nada sabemos sobre ela além de que, um dia foi uma atriz renomada. Não há tristezas, sentimentos, nada! Os personagens desta obra parecem folhas em branco que não possuem expressão ou desejos, mas que apenas reagem as situações do enredo, isso, se alguma coisa acontecesse, é claro!

Outro fato incrivelmente bizarro é o de não existir nenhuma relação realmente concreta nessa web! Os personagens interagem de forma tão superficial um com outro, devido a própria superficialidade de suas personalidades que, tudo soa plástico e inútil. Os autores até tentam impor a rivalidade entre Rita e Stella, outra atriz famosa, mas acabando em outro grande desastre, pois não há motivos concretos para o que dizem sentir uma pela a outra, sem falar que a cada momento sentem algo diferente, não desenvolvendo a relação de forma convincente!

Mas ao final, nenhuma destas características defeituosas podem realmente ser consideradas como falhas, pois, a inexistência dessa obra é tamanha que, anula a possibilidade mesmo de qualquer erro, que não seja o dessa narrativa ter sido criada para começar!

Mas muitos podem se perguntar como isso pode acontecer. Como um autor pode não diferenciar uma boa trama de um desastre vazio como esse? E a resposta é simples: é porque o intento foi exatamente esse! Não o de transformar sua obra em um erro fatal, mas porque escrever uma boa história nunca foi a prioridade!

Vejam, há muitos motivos pelas quais somos levados a escrever: expressar nossos sentimentos, compartilhar nossas ideias, protestar contra algo que não concordamos, ou até mesmo, motivos pessoais; mas o que devemos entender é que, quando se trata de literatura, essas razões só se tornam válidas, se acompanhadas de boa técnica e de um bom texto, caso contrário, tudo não passará de um mero diário pessoal. E o destino de um diário é a gaveta, e não o público!

O que posso ver, então, é que os escritores estavam tão animados em pôr no papel seus conhecimentos e interesses sobre o mundo das novelas das décadas passadas que, esqueceram de fazer isso interessar ao leitor. Ou seja, tudo que eles queriam era apenas um plano de fundo para realizar seus desejos pessoais; o leitor, ao final, era mero detalhe. Dessa forma, a obra se fechou em si mesma, nunca preocupando-se com sua audiência.

E por esta mesma razão, minha nota aqui, pouca diferença fará! No entanto, se o plano era somente exibir um show vazio de metalinguística, receio que tenham falhado, pois a “história” baseia-se na realização de uma novela, enquanto que esta, nunca chegou a acontecer!


Então é isso gente, o que acharam desta história? Digam nos comentários, estou curiosa para saber! Como sempre, agradeço os comentários e sugestões, vocês são demais! Até a próxima, beijoo e bye bye!











_______________
  •  Notas
1.     Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2.    Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.


• Direito de Imagem (Rating)

  Designed by starline / Freepik
4 comentários
  1. Queria sugerir uma crítica sobre as séries Ilha de Mistério (MegaOD) e A Cesareia (Cyber TV).

    ReplyDelete
  2. Oi obrigada pelas sugestões! 😘😘

    ReplyDelete
  3. Gente mas como é possível nada acontecer?

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete