ADOROWEB - ENTRE PAIS E FILHOS: QUANDO O PROBLEMA VAI ALÉM DO FAMILIAR!





E aíí meus weblovers, e como estão vocês? Gente, é sério que já estamos em MAIO?? Eu sei que todo o ano nós dizemos que os meses estão voando, mas 2020 deve ter tomado algum shake redutor de gorduras, porque NÃO É POSSÍVEL! Mas pelo lado bom, isso significa que o fim da quarentena já está se aproximando, visto que dezembro está logo ali :! Mas não, eu prometi a mim mesma que não falaria do corona no artigo de hoje, ao invés, vamos falar de algo mais animado e menos perigoso. Que tal, câncer?
Autor: Vitor Jesus
Ano: 2019

Mas, não se preocupem, não é nossa protagonista quem está doente, mas sim, o filho de Helena, Arthur. Desesperada, ela se lança à última esperança para salvar sua vida: seu outro filho, Murilo, para que faça o transplante de mêdula. Porém, o garoto, que sempre se sentiu menos amado que o irmão, será convencido pela tia, a perversa Eduarda, a não fazer o procedimento.

E aí você para e pensa: ta aí uma família que necessita de terapia! Mas também, uma receita ótima para uma trama, pois o enredo de fato possui um bom material dramático em mãos. O que aconteceu, então para transformar, o que poderia ser “uma história da porra”, em apenas um episódio do “casos de família”, somente que, com uma tonelada de maracujina, é o que iremos ver na crítica de hoje!

Eu mencionei os dramas dos personagens, e assim, muitos podem pensar que o leitor se sentiria imediatamente impelido a torcer por eles, mas infelizmente, esse não é o caso, pois esta trama falha em fazer seus personagens carismáticos!. Isso, porque eles apresentam comportamentos tão estranhos e contraditórios que fica impossível torcer ou sequer entender estas personas!


Helena mesmo, nossa mocinha, diz amar os dois filhos igualmente, o problema é que ela nunca demonstra isso, a história de fato gira em torno apenas de sua busca incessante pela vida de Arthur e sequer um momento de amor com Murilo é mostrado, dessa forma, fica difícil de engolir o jeito como Murilo acredita em seu afeto no final da história e automaticamente sabe que sua tia o envenenou, sendo que Helena nada faz para que ele chegue à essa conclusão.

César é outro grande problema e um dos mais insanos indivíduos nesta narrativa. Ele começa como um vilão, dizendo que somente quer o dinheiro de Helena. Ele chega até mesmo a iniciar um relacionamento com Eduarda e os dois formam um plano maquiavélico contra a protagonista , no entanto, no meio da novela, ele revela que, na verdade, fez tudo isso para “vigiar Eduarda e proteger sua familia”! WHAT? O que? Peraí, se ele estava desconfiado da cunhada, então porque voltou somente agora, e porque ele fugiu no início, ou porque teve um adultério com ela pra começo de conversa?? Nada disso é explicado e o leitor simplesmente não compra a ideia do personagem!

Sem falar que ele NUNCA diz a verdade para Helena! Se ele somente estava com Eduarda para vigiá-la, então porque ele não fala a verdade para a ex-mulher?

Aliás, este é o modo com o qual ele tenta a convencer que mudou:

César: Eu era novo e irresponsável, agota tenho outra mentalidade.



Helena: Creio que seja tarde demais.


César: Nunca é tarde Helena e se você tentar me impedir vai se ver comigo.

Nossa, se isso não parece verdadeiro amor pra vocês, eu não sei o que parece! E desculpa, mas, fugir quando sua mulher estava tendo um filho seu, sendo que você a traía, voltar anos depois sem qualquer explicação e depois vir com o papo de que era irresponsável, não cola não, tá?

O enredo também não faz qualquer sentido. César se uniu à Eduarda somente para vigiá-la, certo? Acontece que, se olharmos bem, antes dos dois formarem um plano contra Helena, Eduarda não planejava fazer coisa alguma contra a irmã, de fato, a única coisa que ela chegou a fazer foi um comentário maldoso aqui e ali, e só. Então, César que dizia, querer protegê-los, foi na verdade a causa de Eduarda fazer mal a irmã!

Assim, muito melhor teria sido para a trama se tivesse continuado com ele como um vilão, ao menos teria dado coerência a tudo, ao invés de apenas ter tentado surpreender o leitor com algo que, de fato, só tornou tudo confuso e inútil!

E boy, inútil é pouco para descrever a quantidade de subtramas que não conseguem explicar sua existência nesta web! O autor até tentou apresentar-nos seus dilemas, o que já é mais do que muitos fazem, porém, não deu à elas o desenvolvimento necessário para que fosse apelativo ao público.

André, por exemplo, sua única missão e propósito é o de salvar sua mãe de seus irmãos postiços que a colocaram em um asilo, no entanto, a personagem realmente sofria de problemas que a incapacitavam de estar em sua casa e em nenhum momento é mostrado qualquer sofrimento em estar ali. Assim, como o leitor pode sentir pela senhora, e desse jeito, querer que o filho a resgate, se nem ela mesma, se sente mal pela sua situação? O único propósito para a existência dessa subtrama é inválido e a audiência não consegue se importar, assim acontece com todas as outras.

Eu realmente não consigo entender o motivo de se ter tantas tramas se não for para dar à elas atenção e progresso, melhor seria então que todo esse tempo desperdiçado fosse usado para dar mais força ao núcleo principal que, permaneceu confuso e apático a maior parte do tempo.

Temos sim, uma boa revelação no final que leva à salvar a vida de Arthur e à união dos dois irmãos e à redenção de Cesar perante a familia, final esse, feito de forma apressada, em que, a vilã, que já não possuia boa motivação, simplesmente decide matar Helena, e claro, é detida facilmente. Aliás, se o plano sempre foi matar a irmã, porque nunca fez nada em todo este tempo? Porque somente agora? Enfim, mais uma pergunta sem resposta nesta novela!

Ao final, ao leitor que estiver disposto a ficar essas respostas, à comprar a insanidade desses personagens e a lentidão do enredo por um razoável drama de uma mãe querendo salvar seu filho, sinta-se à vontade! Eu, todavia, ainda prefiro a cena de André socando o irmão:

André empurra Pedro no chão com muita raiva e dá um soco em seu rosto.


É isso aí gente, o que vocês acharam? Continuem com as sugestões de tramas, porque você arrasam nisso! E se você é autor e quer saber a minha opinião sobre a sua obra, é só deixar nos comentários, vou adorar lê-la! Até a próxima! Beijoo e bye bye!




_______________________
Notas

1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Direito de Imagem (Rating)

Designed by starline / Freepik
8 comentários
  1. Olá, Erika. Vi e adorei teus comentários nos programas Conta + e Observatório da Escrita. Respondi lá e vou completar aqui. Convido você e os leitores para lerem minhas novelas (O Leão, Flashback e Escândalo) e meu conto (A Boneca da Maldição, de 00:00) na Cyber TV. Convido também a dar uma entrevista pra mim para o Cyber Backstage e para o Samuel Brito no Conta +. Vai ser um prazer ter você nos programas.

    Quanto à resenha de Entre Pais e Filhos, mais uma análise bem detalhada nos apontamentos dos acertos e desacertos da história. Gostei bastante. Parabéns!

    Um abraço!
    Marcelo Delpkin

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quero muito ler as obras S2
      Assim que tiver mais tempo... lerei com certeza!!

      Delete
    2. Opa, Marcelo, só marcar! Haha. Prazer ter você aqui no blog 😘❤

      Delete
  2. Antes eu tinha na mentalidade que quanto mais personagens, melhor... mas senti na pele o quão complicado pode ser atrelar uma trama à outra e que cada uma não seja apenas um acontecimento qualquer na trama.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ô se é Luna, the reason foi um grande desafio por causa disso e eu nem tinha muitas tramas!

      Delete
    2. Verdade... e tbm nem tinha muitos personagens, mas foi uma história linda S2

      Delete
  3. Li sua entrevista no "Conta +" e comentei lá. Muito boa a interação entre você e Samuel, gostei muito. Depois entro em contato com você pelo Face pra marcar a entrevista pro Backstage.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Marcelo, que bom que gostou, eu adorei falar um pouco sobre o blog e tudo mais...
      Opa! Só chamar, e, cá entre nós, estou bem mais animada para esta entrevista do que a do Samuel, haha.
      Beijos 😘❤

      Delete