Oláá, meus weblovers, como você estão? Espero que fantásticos, embora, nem sempre entejamos, não é mesmo? Mas se caso um de vocês não estiver passando por uma boa fase, saibam que ela irá passar. Assim como é necessária a tempestade para molhar a terra, assim também são alguns momentos que passamos para nos ensinar coisas valiosas que nos guiarão pelos dias felizes, quando o sol brilhar. Sim, como dizem, a tristeza é uma boa professora, e por falar nisso, no ADOROWEB de hoje teremos uma verdadeira aula; sendo assim, senta a bunda na carteira e bora lá!
![]() |
Autor(a): Luanne Ano: 2018 |
Mas não pensem que sou eu quem irá ensiná-los como fazer uma web novela, não meus caros, mas a história de hoje! Sim, pois garanto á vocês, que nenhuma outra seguiu tão expressamente todo o passo a passo de como se fazer uma narrativa!
Primeiro de tudo, precisamos de um romance. Sim, porque toda a novela tem um romance, certo? E eis que Jéssica e André se esbarram por acaso na rua. Você agora deve estar achando que isso não tem nada demais, que eles irão simplesmente desculpar-se e seguir com seus caminhos, mas acontece que o olhar que trocaram é suficiente para dar-lhes a certeza de um amor avassalador que os farão enfrentar todos os problemas e envelhecer juntos como no clipe "Up-altas aventuras". Quem nunca, não é verdade?
Porém, o que fazemos agora? Afinal, se os dois apaixonados estão juntos, pelo o que iremos esperar, torcer? Deve ter algo que não deixe que isso aconteça... Ah, talvez aquele tal de "impedimento"? E é aí que entra Raquel, a mulher de André. Jéssica liga para o galã, mas ao perceber que ele é casado desiste do rapaz.
Porém, voltamos novamente a situação inicial, quando Jéssica vai procurar emprego em uma agência de modelos, e adivinhe quem é a dona? (Opa! Valendo brinde, hein). Jéssica estava procurando a vaga de faxineira, mas assim que Raquel a vê decide dar uma chance e dá a ela a vaga de modelo, sem nenhum movito aparente; Ela chega a dizer que é "por estar precisando demais". Olha, sinceramente nunca vi esse critério de avaliação, mas imagino então como devem ser as modelos dessa agência!
Até então, Raquel não faz ideia de que Jéssica é a mesma da imagem que viu no celular do marido, mas precisamos mover o enredo; Então, de repente, completamente do nada, como o mestre dos magos aparecendo, ela se lembra! Ela decide, então, que irá se vingar da mocinha no dia do grande desfile! Você deve estar se perguntando agora o porque ela não simplesmente demitiu a moça, mas é obvio né, pois assim não teríamos um história! Ao final, Raquel tenta mais algumas artimanhas, mas é claro, não é pário para o grande casal que a vence e se casa na maior felicidade!
Após ler este leve resumo, fica claro que, "Amor sem limites" possui toda a estrutura básica que uma história tem: um desejo inicial, um impedimento, um climax e um desfecho. No entanto, é exatamente este o problema, pois a verdade é que esta novela não passa de uma tentativa de se parecer com uma novela, nunca o sendo realmente, isso porque, nenhuma destas estruturas conseguem funcionar!
Os personagens são vazios, não apresentando motivações ou qualquer personalidade: Jéssica quer ficar com André, assim como Raquel apenas quer destruir o relacionamento deles, no entanto, nada é dado como razão para nos importamos com eles, e piora quando suas motivações são incompreensíveis, como o amor instântaneo dos protagonistas ou mesmo as mudanças sem sentido no sentimento dos personagens.
Como nesta cena em que, Marcelo, melhor amigo de André, resolve terminar sua amizade de anos porque viu Jéssica pela primeira vez.
Marcelo: André eu te chamei aqui porque preciso te falar algo sério.
André: Pode falar.
Marcelo: Como você está casado com Raquel e nunca irá da certo com Jéssica, eu quero te falar que eu estou apaixonado por Jéssica e eu vou insistir nela.
André: Como assim? Você sabe que eu amo Jéssica, e ainda meu casamento com Raquel é um erro.
Marcelo: Mesmo que você não queira Jéssica vai ser MINHA, nem que eu tenha que tirar você do meu caminho.
André: Achava que você era meu amigo Marcelo.
Marcelo: Pois é, você não sabe do que sou capaz.
Marcelo sai da lanchonete e deixa André sozinho
Sem contar que nunca há de fato um impedimento na trama, pois André não tem razões explicáveis para não pedir o divórcio e se livrar de Raquel. Assim, toda a obra gira em torno de um conflito que podia muito bem ser resolvido. O enredo volta e meia tem que se lembrar de prosseguir e força a barra para juntar os personagens, não apresentando qualquer direção ou desenvolvimento. E a completa infantilidade da narrativa se reflete nas cenas sem sentido e nos diálogos, como este aqui:
Raquel: Luciana que bom que veio me ver
Luciana: Precisava desabafar.
Raquel: Fala, estou aqui.
Luciana: É o Leornado, ele não me deixa em paz, não sei o que faço mais.
Raquel: Nossa, aquele cara é um chato mesmo, mas vamos falar de outra coisa.
Ao final, "Amor sem limites" parece como se alguém tivesse pego todas as novelas e as misturado na batedeira, e batido, batido, até perder o sabor. Ela é a prova de que de nada adianta saber a receita se não souber cozinhar. Mas quanto as lições que esta história ensinou hoje, espero que a primeira a aprender, seja sua autora.
É isso guys! Espero que tenham gostado! Desejo a vocês toda a paz do mundo e que seus sonhos se realizem! Agradeço as sugestões que me ajudam a conhecer tantas tramas interessantes, sem vocês eu nada seria, thank you! Beijoo e bye bye!

_______________________
Notas DIGG TV
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Direito de Imagem (Rating)
0 comentários