ADOROWEB - A Filha do Pastor



E aí galerinha abençoada, tudo na paz? Nossa, pareci um daqueles pastores de culto de jovem kkk. “Ah, o que? Essa daí ta zuando Deus agora?”. Não, weblovers, pra quem não sabe, sou cristã e muito temente a Jesus. Só estou querendo entrar no clima da web de hoje: “A Filha do Pastor”, de Marília Rodrigues. Ela não faz bem o estilo novela, é mais um livro, mas esta coluna se trata de criticar qualquer história escrita na internet, portanto, fanfics, livros ou até quadrinhos pode me mandar kkk.

Autor(a): Marília Rodrigues
Ano: 2015
Como o titulo sugere, Sophia, nossa protagonista de 16 anos, é filha de um missionário, portanto, muuuito rígido. Tanto que a menina não podia nem mudar de roupas sem a permissão dele! Podem imaginar o sofrimento da garota, né? Porém, ao contrário do que poderíamos imaginar em nenhum momento a mesma se revolta contra Deus ou os valores ensinados. E nisso encontrei bastante originalidade. Ela até chega a puxar a orelha do pai sobre fé e princípios. (O que eu aplaudi de pé!)

“Tá Erika, mas e ai? O que acontece?”. Calma, não se preocupa que a coisa esquenta logo após, afinal, tédio é algo que não existe nessa trama! Sophia vai e me apaixona pelo cara mais controverso do planeta! Jason: roqueiro, cheio de piercings e tatoos e ATEU!!! Pois é, imaginem só a reação do pastor. E se já não bastasse toda a família contra esse romance, eis que o ex-noivo dela resolve aparecer! Tá aí, a receita pra um grande amor de Shakespeare! Eu adorei a forma como os conflitos foram apresentados na narrativa, dando tensão em cada momento importante e incerteza do final dos dois.

Não posso dizer o mesmo, no entanto dos personagens. Todos eles tinham sentimentos bem definidos, o que nos colocava em posição de simpatia com uns, (Sophia: fofa e bondosa, “adoro ela gente”! Jason: crush de qualquer uma, fofo até demais, “me liga se tiver um irmão mais velho”, Pastor Hamsés: “Ô velho implicante, espero que morra esse bicho do cão!”) kkk. Porém, falhavam em mostrar profundidade ou consistência de caráter, se mostrando às vezes até bipolares. Por exemplo, o pai dela que uma hora dizia que a amava todo carinhoso e em outra a espancava furioso, e Jason que corria atrás de Sophia mesmo quando ela o esnobava. Não é a toa que ganhou o apelido de “trouxa” muitas vezes pelos leitores. Sem contar, os dilemas que eram resolvidos fáceis demais. E tudo isso deu um ar de superficial as cenas e personalidades deles.

A autora comete alguns pequenos erros gramaticais e de repetição, também com cenas inúteis que nada agregam ao andamento da história. Uma pena, ela não ter aproveitado as diferentes narrações dos personagens, uma ideia adorável, para explicá-los melhor. Não adicionou nada a eles, que só repetiram o que já sabíamos. Nada que prejudicasse o encantamento da história, todavia.

O que mais me admirou em “A Filha do Pastor” foi a beleza das cenas, que feitas com emoção, nos fizeram apaixonarmos por um enredo mais que manjado outra vez. Torcemos pela menina prisioneira, sentimos pelo príncipe rebelde e arrancamos os cabelos com o monstro Hamsés. E no fim... Bem, o fim eu deixo pra você leitor aproveitar.

Sem falar na mensagem de espiritualidade que a web passa. Mostrando-nos que nossa conexão com Deus deve estar além de regras morais e sim, no nosso coração. Ah, mas lembro que esta é só a primeira temporada, hein. O que mais virá nesta historia? Não deixe de conferir minhas próximas críticas ;)

Enfim, apesar da falta de profundidade e maturidade na narrativa, essa trama encanta pelo simples e belo: uma BOA história! 


E ai o que acharam weblovers? Por hoje e só! Beijoo e a paz do senhor!




________________________
  • Notas 
1.     Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2.     Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
  • Direito de Imagem (Rating)
      Designed by starline / Freepik
0 comentários