Bom dia meus caros weblovers! Tudo bem com vocês? E como vai nosso país, hein? Realmente, passamos por situações muito difíceis, mas não podemos perder a esperança, não é mesmo? E pensando bem, meu intuito aqui nada mais é que devolver a mesma para a parte literária da internet. Muitos veem a crítica como negativa. Algo que rebaixa e diminui. Porém, é somente através dela que conseguimos crescer e aprender. E espero que como os lutadores que estão lá fora para um Brasil melhor, eu possa estar fazendo também a minha parte.
E falando em aprender, que tal vermos mais uma dica para os meu webescritores? E hoje quero falar sobre a quarta parede! “Érika o que é isso?”. Já assistiu TV? “Ora Érika, claro que sim, que pergunta é essa?”. Ok, e já repararam que o formato dela é como uma caixa? “Ta bom, Érika, agora ta começando a ofender”. Calma gente, to chegando lá! Como um quadrado com quatro partes, a ultima se constitui na tela, certo? Que é por onde nós, os telespectadores vemos as coisas que acontecem dentro dela. Pois é, essa tela é chamada no teatro de quarta parede.
“Ué Érika, mas no teatro não tem a “tela”. Sim, exatamente. Essa parede, portanto é imaginária. É aquela que separa o público e o que acontece dentro da peça. Portanto, tudo o que “quebra” o envolvimento entre a platéia e o que acontece dentro da caixa, é chamado de “rompimento da quarta parede”.
E alguns podem estar se perguntando como poderia haver essa ruptura. Isso acontece todas as vezes que o leitor, telespectador, ouvinte... Sente que o que ele está acompanhando não é mais verdadeiro. Por exemplo, se estamos vendo uma trama de teatro, e de repente, do nada, o ator sai da cena e fala com você, logo você vai perder toda a imersão na história, certo? Ela não irá mais parecer real.
Muitas vezes esse corte ocorre para causar um efeito cômico ou adicionar a história. Mas hoje quero falar dos momentos em que isso prejudica e muito. Que é o que tenho mais visto acontecer.
Em muitas webs tenho reparado, talvez pela falta de experiência do autor, enredos totalmente bagunçados. As coisas acontecem uma atrás da outra sem qualquer direção. Muito pela tendência atual de querer fazer bombar a novela a todo custo, portanto as cenas, os diálogos, acontecimentos, são apenas um tiro atrás do outro sem qualquer importância ou ligação com o desenvolver da trama. Gritos histriônicos, surras fenomenais, amassos quentes, tudo para chamar a atenção. Como se explica uma história em que a vilã matava pessoas, espancava o próprio filho e depois se apaixonava feito garotinha por um cara e namorava toda noite de um jeito selvagem com ele?
Pode se ver o desespero a sair pelos poros! E tudo isso, cria em quem está lendo um sentimento de engano. Ele consegue perceber que nada que está ali quer lhe contar algo, e sim, se auto promover, abalar, sambar na cara da sociedade (E todas as outras gírias que só quem acompanha grupos de redes sociais conhece! Kkkk). Os enredos, enfim são criados com o único objetivo de enganar e ludibriar quem lê. Causando o verdadeiro caos que percebo hoje.
Podemos concluir então que o problema não está só do lado de fora da caixa, mas no de dentro também. Os autores, querendo a todo custo ter suas visualizações já perderam a vontade encantar, emocionar e entreter. Querem comentários, favoritações e feedbacks rápidos, senão, desistem da escrita logo. Pois não fazem com verdade, mas sim, para o próprio ego. Para isso, pedem conselhos e até MUDAM a narrativa caso isso aborreça ou não, alguém ou possa trazer mais pessoas pra novela! Nesse caso, já nem há mais paredes e sim uma compra. “eu te dou o coração, você me dá tua história”. O leitor já não é platéia, e sim, diretor. Enfim, infelizmente, uma verdadeira inversão da ordem natural das coisas.
Espero que possamos tomar consciência de que isso é um grande problema que está prejudicando e muito nossas produções na internet. E que lendo isso, vocês meus webescritores, façam diferente!
E fica somente a reflexão: o que você tem escrito tem sido realmente, seu? Se não? Vale a pena escrevê-lo?
Há um motivo para se haver as paredes, afinal.
Bom, então é isso gentiee! Beijoo e bye bye!
E alguns podem estar se perguntando como poderia haver essa ruptura. Isso acontece todas as vezes que o leitor, telespectador, ouvinte... Sente que o que ele está acompanhando não é mais verdadeiro. Por exemplo, se estamos vendo uma trama de teatro, e de repente, do nada, o ator sai da cena e fala com você, logo você vai perder toda a imersão na história, certo? Ela não irá mais parecer real.
Muitas vezes esse corte ocorre para causar um efeito cômico ou adicionar a história. Mas hoje quero falar dos momentos em que isso prejudica e muito. Que é o que tenho mais visto acontecer.
Em muitas webs tenho reparado, talvez pela falta de experiência do autor, enredos totalmente bagunçados. As coisas acontecem uma atrás da outra sem qualquer direção. Muito pela tendência atual de querer fazer bombar a novela a todo custo, portanto as cenas, os diálogos, acontecimentos, são apenas um tiro atrás do outro sem qualquer importância ou ligação com o desenvolver da trama. Gritos histriônicos, surras fenomenais, amassos quentes, tudo para chamar a atenção. Como se explica uma história em que a vilã matava pessoas, espancava o próprio filho e depois se apaixonava feito garotinha por um cara e namorava toda noite de um jeito selvagem com ele?
Pode se ver o desespero a sair pelos poros! E tudo isso, cria em quem está lendo um sentimento de engano. Ele consegue perceber que nada que está ali quer lhe contar algo, e sim, se auto promover, abalar, sambar na cara da sociedade (E todas as outras gírias que só quem acompanha grupos de redes sociais conhece! Kkkk). Os enredos, enfim são criados com o único objetivo de enganar e ludibriar quem lê. Causando o verdadeiro caos que percebo hoje.
Podemos concluir então que o problema não está só do lado de fora da caixa, mas no de dentro também. Os autores, querendo a todo custo ter suas visualizações já perderam a vontade encantar, emocionar e entreter. Querem comentários, favoritações e feedbacks rápidos, senão, desistem da escrita logo. Pois não fazem com verdade, mas sim, para o próprio ego. Para isso, pedem conselhos e até MUDAM a narrativa caso isso aborreça ou não, alguém ou possa trazer mais pessoas pra novela! Nesse caso, já nem há mais paredes e sim uma compra. “eu te dou o coração, você me dá tua história”. O leitor já não é platéia, e sim, diretor. Enfim, infelizmente, uma verdadeira inversão da ordem natural das coisas.
Espero que possamos tomar consciência de que isso é um grande problema que está prejudicando e muito nossas produções na internet. E que lendo isso, vocês meus webescritores, façam diferente!
E fica somente a reflexão: o que você tem escrito tem sido realmente, seu? Se não? Vale a pena escrevê-lo?
Há um motivo para se haver as paredes, afinal.
Bom, então é isso gentiee! Beijoo e bye bye!
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- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
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