Muitos tem que concordar que o maior inimigo dos escritores de web não são os haters, as baixas visualizações e muito menos os desafios evidentes de se criar uma boa história. Não. Não mesmo! É a PREGUIÇA!!! Sim, senhoras e senhores, por mais que eu saiba que agora todos os autores lendo estejam querendo correr e esconderem-se embaixo das mesas ou de suas desculpas, não posso deixar de evidenciar esse problema tão grande em nosso meio. É só dar uma rodadinha nos sites de fanfics e web novelas, coisa que faço sempre, para encontrar as famosas "web fantasmas". São milhares de páginas e mais páginas de obras inacabadas, algumas, com um capítulo só! Fica claro então, o imenso dilema que temos em mão!
E alguns, como citei acima, podem querer se proteger alegando as dificuldades de realizar uma trama bem feita. De fato, não é nada fácil, no entanto, quando vemos os nível dos trabalhos sendo feitos, vemos que a autor não estava nem um pouco preocupado com qualidade. Sendo assim, a única coisa que o impediu de continuar foi a famosa vontade de fazer outra coisa.
E gente, longe de mim, querer julgar alguém. Pois, acreditem ou não, eu era a "RAINHA DA PREGUIÇA" haha. Odiava fazer qualquer coisa que me exigisse focar, pensar ou me esforçar. Óbvio que no começo, eu me jogava à frente do computador com todo o gás, mas quem já não se sentiu assim? Você está com aquela vontade vicerante de ver tudo pronto e não pode esperar, então passa horas e horas escrevendo e nem se cansa! Porém, com o tempo, a criatividade vai baixando e exigindo que você pare para analisar as coisas mais a fundo, que você se esforce um pouco mais. Frustrado, empaca não conseguindo ver saída, outras coisas na vida cotidiana vão ganhando mais espaço, escola, trabalho, vão enchendo-nos de responsabilidades, e de repente, quando percebemos, nossos leitores estão perguntando há dois meses quando vamos voltar com os capítulos. Conheci uma fanfic muito boa, com muitas seguidoras, em que as autoras deixaram os problemas pessoais atrapalharem sua escrita. E acabou que a história ficou abandonada, deixando todos extremamente decepcionados e furiosos.
E quantas não são as coisas que deixamos pela metade? Eu mesma, tenho vários cadernos e mais cadernos de coisas que comecei e deixei por terminar. The reason seria assim. No primeiro episódio, contei sobre as duas semanas inteiras que fiquei sem postar absolutamente nada e não queria voltar de jeito nenhum, não fosse uma leitora ter aberto meus olhos. Mas mesmo assim, literalmente me arrastava para cumprir com meu compromisso todos os dias. No entanto, foi nessa época mesmo que me dei conta de uma coisa: no início damos tudo de nós porque nos sentimos extremamente motivados, e logo paramos porque nos sentimos extremamente desmotivados. Percebi, então, que eu estava sendo guiada pelo o que eu sentia. O sentimento ditava as regras e não eu.
A partir daí, vendo o dever a minha frente, tomei a decisão de que, não importando o que eu sentisse, iria fazer do mesmo jeito. E não foram poucas as vezes em que preferia estar fazendo TUDO menos escrever, todavia, lá estava eu sempre. E alguns podem dizer: "mas Érika, e aquela filosofia que sempre nos foi ensinada "faça o que você sente"... "siga seu coração" ? "... Sim, crescemos ouvindo isso, não é mesmo? Eu sempre acreditei nisso também. Mas pense em tudo o que você deixou de realizar por causa dela. E aí me recordo daquela versículo da bíblia: "Enganoso é o coração...". (Jeremias 17:9). E de fato, descobri que ele é mesmo mentiroso. Pois sempre depois que me obrigava a escrever, no meio do processo, me pegava animada de novo, e aquela excitação voltando novamente. Entendi enfim, que NÓS é que devemos decidir qual será nossa ação e assim, nosso sentimento nos seguirá, e não o contrário. Sou dona do que sinto. Simples assim.
Hoje tenho um método muito simples que uso não só para escrita, como para tudo em minha vida, e só necessita que você faça, acima e apesar de tudo, o que você DEVE fazer. Todos os dias eu acordo já tendo em minha mente as atividades a serem concretizadas, dedico a elas então em minha "agenda mental" haha, um esquema de horas. Dependendo da tarefa, um tempo maior ou menor. E durante aquele momento, não penso, sinto ou faço qualquer coisa que não seja relacionada aquilo. Somente coloco uma playlist boa e me entrego. É claro que as sensações de cansaço, as distrações, aparecem, mas eu simplesmente penso: eu só tenho que me focar durante esse tempo, depois, poderei fazer tudo, mas durante este tempo, é isso que vou realizar.
Veja, um erro muito grande dos autores é, sendo movido pelo o que sente, ao sentir a obsessão maluca dos primeiros dias, virar o Machado de Assis. Porém, isso irá te enjoar muito mais rapidamente. Ao invés, tenha equilíbrio, e dedique um tempo, mesmo curto, que você consiga manter com mais frequência. Só posso dizer, que absolutamente tudo em minha vida mudou depois do que aprendi. Hoje, não deixo mais as coisas inacabadas e constato orgulhosa o fruto do meu trabalho. Não teria "ADOROWEB" se não fosse isso. Então, podem fazer ideia do quanto me sinto grata por isso.
Então, meus amados leitores, a preguiça irá embora? Nunca, temo dizer. Vejo-a todos os dias quando encaro as minhas tarefas rotineiras. Mas é verdade também que ela se tornará insignificante perante a nossa vontade. Diferente de Jaiminho que se sentava para evitar a fatiga, nós sabemos que ela virá. Mas se tem algo que nunca irá se cansar no verdadeiro escritor é o desejo de escrever boas histórias.
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
MAIS UMA VEZ VC ARRASOU...
ReplyDeleteCONCORDO PLENAMENTE COM O QUE DISSE SOBRE O CORAÇÃO E OS SENTIMENTOS... REALMENTE É TRAÇOEIRO. INFELIZMENTE ME ENQUADRO NESSAS PESSOAS QUE SE DEIXAM LEVAR PELA PREGUIÇA MAS PRETENDO MUDAR KKKK
VALEU POR MAIS UM ARTIGO...
ESPERANDO O PRÓXIMO!!