Oláaa meus weblovers mais adorados! Curtindo o calorzinho? Que pergunta não? Gente, suor, maquiagem que derrete, mosquitos, insetos, ahhh! Com certeza é uma estação que poderíamos pular do nosso calendário! Tá, eu sei que existem os que gostam. Então, antes de querer criar polêmica, que tal partimos para algo que todos concordamos? Todos sabemos que só se repete aquilo que é bom, né. Ou alguma vez você já comeu algo muito ruim e pediu de novo? No entanto, não podemos dizer o mesmo quando se trata das artes. Não fosse assim, não veríamos coisas como "Cinquenta Tons de Liberdade" ou a saga inteira de Crepúsculo. E o mesmo acontece com a web que iremos falar hoje. Eu já havia feito a crítica da primeira temporada e apesar, de não ser um desastre, falhou em encantar o público. Porém, cá estou para falar novamente dela, agora de sua segunda fase. E a pergunta que não quer calar: Teria ela corrigido seus erros?
![]() |
Autor: Márcio Rodrigues Ano: 2018 |
Devo dizer, que esta foi uma das críticas mais difíceis para mim. É triste ver um autor e uma obra com tanto potencial serem desperdiçados por uma sucessão de erros enormes, que poderiam ter sido evitados. O ritmo, característica que havia sido elogiada antes, decai desta vez, pois muito tempo é desperdiçado com subtramas e personagens que falham em chamar a atenção do público. Se bem que, em se tratando de carisma, nenhum deles se sai muito bem. E é devido mais uma vez à falta de aprofundamento dos personagens. Suas intenções são nebulosas e muitas vezes mudam da água para o vinho. Clarice que no começo comportava-se como uma apaixonada obsessiva, mostrava-se ao final, sensata e boa, sem termos a menor ideia de como isso aconteceu. Mauricio revela-se um assassino cruel. E assim, todos os outros dão voltas incríveis e sem sentido visível. A impressão que fica, é que o autor criava a reação que queria conforme sua narrativa, não se importando nenhum pouco com quem o personagem era.
Vamos falar dos personagens principais? Já que, eles são a força motivadora da novela, não? E, queridos leitores, se Rosa e Alberto davam sono e não causavam efeito qualquer, prepare-se com esses dois, pois sonífero é pouco para defini-los! Autores, uma lição: não é só porque existe algo maior que liga o romance dos dois que você está isento de criar química e desenvolvimento no casal. A partir do momento em que veem-se completamente apaixonados, esquecem-se de serem seres individuais e assim como muitos outros couples, viram dois bonecos constantemente dizendo juras de amor o tempo todo. O mesmo ocorre com Melissa e Lucio que não empolgam em momento nenhum. Os únicos que mostraram algum ponto de interesse, foram Gabriel e Pablo, justamente por terem um passado em comum. Mas logo, o escritor trata de apagá-los também com cenas incessantes em que não acontecia nada!
E vejo, sendo este, o grande problema do enredo todo! Vamos ver: Chica, que tem um passado encoberto, sofre com as ameças do prefeito contra seus filhos, que possuem cada um, vidas secretas. Gabriel é acusado pela morte do namorado, que morreu de forma misteriosa. Marta odeia a filha, por motivos obscuros. Ricardo e Vera escondem fatos ocultos. Marina e Adriano sentem-se ligados por algo desconhecido. Percebem? O autor, constantemente tenta puxar a trama para frente, pensando assim, conseguir prender o leitor. Ledo engano! Pois se esquece que um segredo só é cativante quando conhecemos de quem se fala. Se eu chegasse pra você e dissesse que a mariazinha tem um segredo, você gostaria de saber? Talvez sim, mas não ao ponto de se dar ao trabalho de ler 100 páginas, não é mesmo? Portanto, é o carisma do personagem e história que torna o não revelado interessante. Não o contrário. E com isso, o que sobra é uma web inteira cheia de coisas para o futuro, mas sem nada para contar no agora.
Mas não se preocupe se por acaso, ao ler esta obra, você se perguntar do porque de estar fazendo isto, pois saiba que seus personagens também não fazem ideia do que fazem! Marina sempre acreditou sua vida inteira que sua mãe estava morta, mas isto tudo acaba, quando ela vê uma foto de sua avó com ela! Pronto! Quer prova mais clara de que alguém está vivo do que uma foto da pessoa? Afinal, todo mundo sabe, que quando morremos, nossas imagens evaporam das fotos! (Eu mereço). E alguém me diz por favor como Beatriz, depois de ter ATIRADO em Gabriel, NÃO É PRESA?? E maria, que prefere ir atrás do filho perdido a anos do que se preocupar com sua filha que acabou de ser raptada?? Mas vai saber. Essa nem a Dulce entenderia!
Ao final tudo é resolvido de maneira tão fácil e repentina que não causa sequer uma ruga de preocupação. Enfim, personas que não levam, casal insosso e enredo engessado. Mesmo após tudo ser revelado e concluído é impossível não ficar com a sensação de que a trama nunca aconteceu. E quem sabe, como seus mistérios obscuros, ela não esteja em algum lugar também, esperando para se revelar um dia! Esperemos com fé!
Bem, é isso gente! Espero com fé também que tenham gostado e que fiquem ligadinhos na coluna desta semana, hein. Estamos com uma série linda chamada "Aprendendo Comigo Mesma", em que conto todos os meus tropeços, erros e que o aprendi com tudo isso! Não vá perder! Até a próxima! Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
- Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik
0 comentários