E aiii meus weblovers mais incríveis deste mundo, tudo bem? E como passaram o fim de semana? Planejando aquela vingança bafo ou dando uma surra naquela recalcada? Sim, meus caros leitores, hoje temos mais uma daquelas "novela bafão - duas mulheres que se odeiam - tapas e chutes - sua vaca!!!". E pra quem não sabe o que isso significa, sugiro um artigo em que falo sobre isso. Embora tenha minha opinião bastante formada sobre tramas deste tipo, sempre há em mim um resquício de esperança de que um dia, eu possa encontrar uma que me fara refletir e mudar de ideia. E devo dizer, ler esta história me fez realmente parar e me fazer várias perguntas, sendo uma insistente a todo momento: "o que estou fazendo da minha vida??".
![]() |
Autor(a): "Tedinho" Ano: 2018 |
A. O enredo foca em subtramas interessantes e personagens bem desenvolvidos, que adicionam a narrativa perfeitamente desenhada para um sentido e mensagem maiores.
B. Trata-se de uma vilã totalmente escandalosa, que mata muita gente de forma bafônica mas também apanha muito de maneira gliterosa.
C. a opção b.
D. Todas, menos a A.
Márcia vive com seus amigos na Bahia, mas desejosa de vingança, viaja até o Rio de Janeiro atrás da irmã, uma recém atriz que esta estrelando uma novela famosa. Tudo parece normal até aí, certo? Afinal, uma vingança sempre chama a atenção do público. No entanto, tudo é feito de forma tão atrapalhada e mal desenvolvida que destroem qualquer efeito possível. Muito devido aos personagens, que ao contrário do que possam pensar, tem intenções bem definidas: um quer matar o outro, e é este exatamente o problema! A ÚNICA coisa que fazem é se ameaçarem e se agredirem o tempo todo, sem nunca, uma ÚNICA vez fazerem algo de verdade!
Clara, a grande vilã, quer Joana longe do papel de protagonista a todo custo, chegando mesmo a ameaçá-la com uma faca em casa! E joana fica com tanto medo que no dia seguinte se retira da novela. Porém, sem explicação alguma, dias depois, volta para o elenco, e diz não ter medo dela (???). E a Clara, a grande Clara, que disse para ela não ficar em seu caminho, simplesmente não faz NADA. Márcia que quer tanto destruir a irmã, se contenta em constantemente atrapalhar a vida dela em tudo, mas em nenhuma ocasião parece querer terminar o serviço. Até quando as duas se veem face a face, ela prefere mostrar o vídeo incriminador do que chamar a polícia e entregá-la de uma vez! Sem falar de Juliana que espera a empregada ser atirada escada abaixo e mesmo assim demora séculos para entregar o vídeo!
Fica claro que o que o autor queria mesmo era uma desculpa esfarrapada para esticar os conflitos e agressões "bafônicos". E meu Deus, como esses personagens brigam! Sério, são tantos tapas, chutes, facadas e xingamentos que sai com a impressão de ter assistido um capitulo de Maria do Bairro versão Mortal Kombat! Mas, bem ao longe de aumentar o carisma da novela, causam um cansaço imenso no leitor, pois repetidos a exaustão os mesmos atos e palavrões, já nada surte o efeito, provocando em seu lugar um tédio gritante!
E vamos falar das ações super coerentes dos personagens?? Vamos!!! Primeiro que eu gostaria de fazer uma indagação aqui, algo que guardei a narrativa toda e tenho que perguntar: Por um acaso todos os personagens são bandidos??? Então me expliquem por favor, PORQUE RAIOS ELES NUNCA CHAMAM A POLÍCIA? A moça é ameaçada COM UMA FACA em casa e sequer passa pela sua cabeça denunciar?? A outra vê o namorado sendo JOGADO DA PONTE, a vila é ESPANCADA... E NADA! Meu Deus, alguém explica a esses lunáticos que existe o 190 pelo amor! Mas também, entendo o porquê de não denunciarem. Quando a "grande Clara" (vou chamá-la assim agora kkk) envenena uma moça, é só ela dizer pros "peritos" que foi suicídio que eles simplesmente acreditam! Claro né, se a estranha aqui ta falando quem somos nos pra discordar não e mesmo? Que importa se somos nós os investigadores? kkkk. Nem passou na cabeça desses amebas em tirar a impressão digital do potinho, que a própria culpada, muuuito esperta, deu pra eles?? Mas se tem algo que nem o melhor agente do FBI descobriria, é como uma mulher desconhecida, consegue ser aceita para PROTAGONISTA DE UMA OBRA CONCEITUADA? A mulher simplesmente decide que quer fazer um teste e passa assim sem nem ter feito faculdade de artes cênicas? Tá "serto"!.
Fica obvio então, diante desta falta de sentido total, que foi impossível o carisma por qualquer personagem. Suas atitudes são tão exageradas e fora do senso comum que fica impossível se relacionar! Do mesmo jeito torcer pela protagonista quando ela mesma não tem nada a oferecer de interessante além de um desejo de vingança. E pior é quando em muitas cenas ela revela uma brutalidade e sadismo tão grande que chega a assemelhar-se com a antagonista! E que antagonista, convenhamos! Ela apanha de todo mundo na história e no fim acaba se prostituindo na rua, sendo que havia roubado um prêmio de loteria e trabalhado em uma novela de fama nacional?? Já podemos dar um prêmio de "ANTA gonista" com orgulho! (clap, clap!). E aproveitando a onda de premiação quero dar a minha para "pior fala da história" para Zequinha. Não que o diálogo em geral tenha sido um primor, mas meu Deus, não abusa! Depois de ter visto a malvadona roubar seu pai, matá-lo, jogar um homem da ponte, uma velha da escada ele diz-se surpreso com o fato dela sequestrar a irmã!
Não quero deixar a impressão, no entanto, de que esta é uma das tramas mais sofríveis que vi, porém, nunca vi uma web que abusasse tanto das coisas mais apelativas para chamar a atenção. Ao menos, as outras sabiam dar-se a medida e tinham mais a oferecer, mesmo que de maneira totalmente sem lógica, já essa, se orgulha mesmo de não possuir qualquer coisa a não ser "Arraso", "Gliter", "bafão". E, de fato, este autor arrasou! Com qualquer chance de escrever algo bom!
Então é isso gente, espero que tenham gostado! E nos vemos na próxima, minhas purpurinas! Beijoo e bye bye!
________________________
- Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
- Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik
0 comentários