Oláá meus weblovers, como tem passado? Bem, provavelmente preocupados com o título desta crítica, certo? Mas, infelizmente lamento dizer que é verdade: esta será minha última resenha! Sim, os haters podem começar a assoprar os balõezinhos, pois o ADOROWEB oficialmente acabou!
Pelo menos... No site DIGG TV!
Sim, após 3 ótimos anos como colunista da Digg Tv, sendo muito bem recolhida e assessorada, sinto que minha jornada aqui se encerrou. Ficou claro para todos que o site cumpriu seu propósito na vida de cada um de seus envolvidos, os quais agora tomaram seus rumos separadamente. Não posso afirmar sobre o destino da plataforma, deixo isso exclusivo à seus adiminstradores, somente quero agradecer este espaço e seus colaboradores por todo o apoio e prestígio que me deram, sem eles nada disso teria sido possível.
E é por esta ser minha última review e, portanto minha despedida da DIGG TV que achei incrível a coincidência de ser exatamente deste site a web que iremos falar hoje: "Por trás da fama" exibida na DIGG e escrita por um de seus colaboradores. Assim, pretendo fazer desta, mais que uma review, uma forma de agradecimento. Mas vocês sabem como é minha forma de agradecer, né. É ser o mais sincera possível! Vamo lá?
![]() |
Autor(a): Rafael Santana Ano: 2020 |
Mas quem dera os personagens tivessem o carisma necessário para cativar o leitor, mas todos permanecem na superfície, nunca oferecendo traços de personalidade mais profundos; temos o dono de emissora que é chifrado, a caçadora de fama, a moça que quer ter um filho, o delegado corrupto... porém nunca demosntrando serem mais do que estas descrições.
Mas admito que esta seria uma tarefa realmente difícil para a web com mais subtramas conhecidas pela humanidade! Literalmente, nunca me vi tão perdida em meio a tantos nomes, muitos deles inúteis para o andamento da história. Mas nesse fato também reside meu maior elogio ao autor por ter conseguido linkar muito bem tantos personagens e conseguido dar um andamento a todos eles. Cada um, mesmo que sem aprofundamento, possuia um drama particular, sendo assim, se o escritor tivesse enchugado as tramas e se dedicado a desenvolver melhor estes conflitos teríamos tido um melhor resultado.
Personagens como Cléber, por exemplo, com seu drama com a mãe obcecada por dinheiro, o que vai contra sua natureza humilde, podiam render muito mais para conquistar o leitor, mas ficam presos a superficialidade.
O enredo, sem um problema central para desenvolver, se movimenta como uma avenida engarrafada, com todos os carros movendo-se lentamente em seus espaços mas sem fazerem grandes avanços. Da mesma forma, cada subtrama cozinha seus dramas a fogo lento, com diversos capítulos sem adicionar nada novo ào drama, como o caso de Hugo ou o de Nanda, que permanecem sempre no mesmo problema até a resolução no final da história.
Mas é no final também que o autor exibe toda sua criatividade quando ao invés de fazer o famoso "quem matou" com a morte do personagem Edson, ele prefere reconstruir os fatos fazendo com que cada envolvido tenha tido uma interação com o vilão e motivos para cometer o ato, não deixando a novela arrastar neste suspense mas reconstruindo a cena em vários flashbacks. Uma jogada muito inventiva.
Ao fim, "Por trás da fama", com suas diversas subtramas muito bem intercaladas e diversidade de temas que se movimentam aparte para juntarem-se todos em seu desfecho, mas que não consegue fazer com que todos estes elementos se transformem em uma narrativa clara e atraente para o leitor, pode não ter sido capaz de nos entregar uma trama, mas definitivamente consegue nos entregar a promessa de um escritor. Construindo assim um cenário novo e inesperado:
Geralmente é o autor que escreve a história, nesta, a história escreveu o autor.
E aí weblovers, o que acharam? Deixe nos comentários e não esqueçam que nossa próxima história já foi escolhida na última votação e será " Divas" do widcyber. Espero vocês, beijos e bye bye!

_______________________
Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Eu queria ter bastante criatividade tbm para fazer os acontecimentos e vejo simm tbm um futuro bom escritor😍
ReplyDelete