Pensando Alto - Taare Zameen Par (Como Estrelas na Terra)



Título Original: Taare Zameen Par
Diretor: Aamir Khan
Ano: 2007
Olá gentee, hoje eu vim falar de um dos meus filmes mais queridos. "Taare Zameen Par", uma obra indiana que assisti pela primeira vez na escola, e depois disso nunca mais consegui esquecer. Uma joia realmente. Palavras não conseguem descrever. Não só por não poderem fazer justiça, mas também, porque estariam embargadas de emoção.

Nunca um filme me comoveu tanto. (Sério, desde os 30 minutos em diante eu estaria com os olhos inchados kkkk). Com um enredo quase que traçado para que você se renda. Se renda à infância. A inocência. Que a trama trata da forma mais bela, inteligente e acurada possível. Duvido alguém não voltar a se sentir pequeno enquanto assiste. E com essa linda transportação o filme te faz reviver os fantasmas e demônios daquela época na pele de Ishaan, um garoto de nove anos que sofre de dislexia. No entanto, apenas nós sabemos disso, pois seus pais, sem conhecimento algum das causas do comportamento rebelde do filho, o deixam em um internato. O menino passa a se fechar cada dia mais ao som de insultos e zombarias. Tudo parece ter um fim trágico para o mesmo, até que um professor bondoso muda pra sempre sua vida.


E tudo isso o telespectador consegue sentir em sutileza e graça sem perder nunca a visão infantil do menino. Assim como a dislexia mostrada de forma sã e delicada.

Um dos pontos que mais ressalto é a não demonização dos pais, apresentando suas razões e crenças para fazerem o que fazem.

As músicas abrilhantam ainda mais essa obra com beleza, embora a mesma seja tão proeminente que soaria alto mesmo no silêncio.

"Lindo, encantador, obra de arte"... Pra quê? Seria apontar o óbvio. Só posso dizer enfim, que um pedaço de um algo celestial pareceu ter caído na terra para fazer esta história.

Dizem que as crianças são como anjos. Jesus mesmo disse que as deixassem vir até ele, pois delas era o reino dos céus. Se tal dádiva foi entregue a elas, demonstra o quanto elas são especiais. Assistir a esse filme me fez enxergar isso. E nisso, exatamente nisso, reside a magia.





0 comentários