Afinal, alguns podem argumentar, são narrativas virtuais, feitas por adolescentes somente com o intuito de expressar seus sentimentos, lidas pelo mesmo círculo e condenadas a permanecer nos blogs flopados que logo serão esquecidos com o tempo. Sendo assim, porque exigir qualidade das obras virtuais? Afinal, porque uma coluna como o ADOROWEB existe?
Porque este panorama cada vez mais torna-se equivocado, à medida que está havendo uma verdadeira revolução no mundo do entretenimento literário, provocada pela internet, quando os antigos blogs e fóruns obscuros, transformaram-se hoje em grandes sites e plataformas de alcance mundial. O maior deles, o Whatpadd, plataforma em que escritores do mundo inteiro podem compartilhar suas tramas, chega a alcançar milhões de vizualizações em suas obras.
Os números são surpreendentes; é possível ver em cada trecho da narrativa, enquanto se acompanha a leitura, a grande quantidade de comentários, demonstrando o enorme engajamento destas obras. E esqueça aquele papo de que as pessoas não querem ler mais, pesquisas atuais têm demonstrado a crescente ascêndencia do leitor virtual e números como os fornecidos agora apenas comprovam ainda mais isso.
E este interesse, é claro, não ia deixar de ser notado pelas grandes editoras, a plataforma Whatpadd, por exemplo, é parceira da Macmilian, Anvil Publising e Penguin Random, possibilitando ao escritor a oportunidade de ter sua obra publicada, o que aconteceu com Lilian Carmine, de "Lost boys", história que, após obter impresssionantes 34 mihlões de views, recebeu a proposta de converter-se na saga de livros. Sem falar que muitas histórias famosas deste site estão disponíveis agora na Amazon para leitura paga.
Mas não há porque descartar a chance de ter sua história também transformada em um filme, e se você acha isso utópico demais, pergunte para E.L. James e Ana Todd que publicaram suas fanfics e ao obter tremendo sucesso, conseguiram chamar a atenção de empresas cinematográficas. Nomes como "Cinquenta tons de cinza", After", a trilogia e "Barraca do beijo", podem parecer familiares para você. Antes simples histórias da internet, estes filmes agora ostentam bilhões em bilheteria ao redor do mundo. E esta realidade é cada dia mais comum, sendo o Whatpadd aliado da sony pictures e SYFY.
Não é novidade o cinema inspirar-se em livros, quase todos os filmes que vemos saíram da literatura, e com o avanço da tecnologia, a facilidade em publicar uma obra sem a burocracia de uma editora e o alcance imensamente maior que recebem, as obras virtuais provam ser o futuro da arte literária, que não morreu, muito pelo contrário, renasce mais uma vez das cinzas, como uma fênix para provar que as pessoas nunca deixaram de apreciar as histórias, elas as buscam aonde estiverem, e de fato o mercado nunca esteve tão sedento por elas. Diante deste cenário, então, fica claro que há sim espaço para fazer sucesso literário e viver da escrita, e que portanto faz-se necessário cada vez mais termos pessoas capacitadas para isso.
E muitos podem apontar para a baixa qualidade literária de algumas destas tramas e de fato, popularidade nem sempre é sinônimo de boa arte, ainda assim, se comparadas com as webs vinculadas em sites comuns, a maioria revisadas por mim, podemos ver que elas se encontram há anos luz em termos de narrativa e técnica literária, sem negar que juntas elas unem características indispensáveis para o sucesso que a maioria dos autores virtuais desconhecem, todavia, o foco deste artigo não é enaltecer estas obras, mas provar que o futuro literário está na internet, e cada vez mais ela se tornará o arcabouço de inspiração para o entretenimento de várias vertentes, podemos imaginar séries, sitcons, novelas e filmes saindo deste formato. Mas para alcançar este mercado mais amplo e exigente, é evidente que necessitaremos de história melhores desenvolvidas.
E ao alinharmos a platafoma de sucesso com a qualidade literária, sem as conhecidas dificuldades para publicar um texto, não haverá limites para o que os escritores poderão alcançar; mais que filmes adolescentes de verão, verdadeiros best sellers e blockbusters, à altura de Stephen King e Steven Spielberg.
E a prova de que acredito neste cenário, como sendo tão possível quanto qualquer outro, é o fato dele ser o motivo para eu nunca ter desistido desta coluna. O futuro da literatura está na internet. Ela já não é mais o palco de mimados digitadores de letras procurando por atenção, mas um espaço promissor para os verdadeiros escritores terem suas obras conhecidas e oferecerem o seu melhor ao mundo.
Toda vez que exiji e exijo de um autor, saibam, é esta visão que tenho em mente; muitas vezes, nem ele mesmo sabe de seu potencial. Convencido de que será para sempre uma voz sem ecos, recolhe-se e se contenta com os elogios cíclicos e mentirosos de seus colegas que nunca o obrigam a evoluir, a melhorar, mas a permanecer na mesma caixa apertada junto á eles. Eu os chamo para fora, para o mundo de possibilidades reais e imensurável sucesso que os aguarda, mas que só será alcançado por empenho e dedicação. Este é o meu propósito, e o desta coluna, de ser mais que uma mera crítica, um lugar de aprendizado que ajude o verdadeiro escritor a chegar o mais alto que seu coração deseje. Meu intuito, portanto, é garantir que isso aconteça.
A literatura está na internet; e ela espera por seus escritores.

_______________________
Notas
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik
0 comentários